Criado em 1º de dezembro de 1891 com o nome de 1º Corpo Militar de Polícia, após a divisão do Corpo Policial Permanente do final do Império, o 1º Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar” comemora 132 anos nesta sexta-feira, 1º de dezembro, com solenidade realizada na sede da unidade, no bairro da Luz, na capital paulista, contando com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o governador Tarcísio de Freitas.
Subordinada ao Comando de Policiamento de Choque, a unidade congrega quatro companhias, criadas em 15 de outubro de 1970 sob o nome de Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA). O seu efetivo atua em todo Estado de São Paulo e, se necessário, apoia ações em qualquer lugar do Brasil.
O 1º BPChq está sob o comando, atualmente, do Ten Cel PM Leonardo Akira Takahashi.
A Família ADEPOM felicita o 1º BPChq pelas comemorações, desejando êxitos contínuos no cumprimento de sua missão. Contem sempre conosco, porque com muito orgulho esta associação trabalha diuturnamente na defesa de seus interesses e de todos os demais Policiais Militares do Estado de São Paulo.