Data marcante para milhares de pessoas no Brasil, o Dia dos Finados, 2 de novembro, está associado, na tradição da Igreja Católica, ao Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro, quando se reza por aqueles que morreram em estado de graça, com os pecados perdoados.
O dia seguinte foi considerado o mais apropriado para fazer orações por todos os demais falecidos, que precisam de ajuda para serem aceitos no céu. Eis porque no dia 2 de novembro se celebra o Dia de Finados.
Os primeiros registros de orações pelos cristãos falecidos datam do século 1, quando era costume visitar túmulos de mártires. No ano 732, o papa Gregório III autorizou os padres a realizar missas em memória dos falecidos. Rapidamente o 2 de novembro passou a ser adotado em toda a Europa.
A partir do século 15, o feriado se expandiu pelo mundo, com celebrações diferentes de acordo com a cultura local. No México, por exemplo, existe a chamada “Festa dos Mortos”, que une a celebração católica a antigos rituais astecas.
No Brasil, a tradição é ir aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos entes queridos que já morreram.
De acordo com o Decreto nº 66.078, de 04/10/2021, assinado pelo Governador de São Paulo, Sr. João Doria, este 1º de novembro, véspera do feriado do Dia dos Finados, é ponto facultativo em todo o estado. Portanto, não haverá expediente na sede da ADEPOM em São Paulo, nem na nossa Regional Santos na próxima segunda-feira. Retornaremos às nossas atividades rotineiras no dia 3 de novembro, quarta-feira, a partir das 8:00.