Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 7 de novembro, no Memorial da América Latina, na capital paulista, a solenidade de entrega dos troféus da vigésima edição do Prêmio Polícia Militar da Qualidade (PPMQ), no qual foram inscritas, este ano, 216 unidades da PMESP. Dentre elas, 111 foram premiadas: 20 no Nível 1, recebendo Placa de Reconhecimento; e 91 no Nível 2, sendo agraciadas com o Grau Prata (34 unidades) e Grau Bronze (57 unidades).
O Comandante-Geral da PMESP, Cel Cássio Araújo de Freitas, prestigiou o evento, cumprimentando os premiados e discursando sobre ética e princípios: “O Prêmio Polícia Militar da Qualidade não é um relatório. A maior auditoria de uma estratégia é a guerra. É na guerra que testamos as nossas competências. Nós, Policiais Militares, como líderes de instituições, precisamos ter a visão do perigo que corre uma Nação. Fazemos isso há mais de 200 anos. Portanto, o Prêmio de Qualidade não é um relatório. É uma postura, uma atitude mental que precisamos ter todos os dias. (…) Qualidade não é algo burocrático, sem energia, sem vida. Qualidade é algo que vem permeado por responsabilidade. (…) É dever de todos nós localizarmos falhas que possam colocar vidas em risco. Esta é mais uma pitada da grande e nobre missão que é ser Policial Militar. Estamos aqui motivados e vamos pra cima. Viva o trabalho da Polícia Militar do Estado de São Paulo!”.
Juntamente com o Premio Paulista de Qualidade da Gestão (PPQG), foi criado, em 2001, o PPMQ, primeiro prêmio setorial de gestão voltado para a área de segurança pública do país, ambos alinhados ao Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A PMESP, por intermédio da Diretriz nº PM6-001/21, de 13JAN22, adotou ações para avaliar o grau de maturidade da gestão organizacional das OPM participantes do PPMQ, com base nos fundamentos do MEG da FNQ, reconhecendo e disseminando em âmbito institucional as melhores práticas de gestão e inovações, com parâmetros de controle de desempenho e de resultados para alcance de objetivos estratégicos, que evoluiu para um modelo de gestão próprio, o Sistema de Gestão da Policia Militar do Estado de São Paulo (GESPOL).
O Prêmio Polícia Militar de Qualidade visa fomentar o constante aprimoramento dos processos, estratégias, práticas de planejamento, atuação, controle e aprendizado, por meio de definição de parâmetro de desempenho e de resultados, pelos objetivos estipulados, além de orientar o modelo de gestão a ser desenvolvido.
Na abertura do evento, o administrador e especialista em Inteligência Artificial Lucas Chiavenato apresentou uma palestra rica em novos conhecimentos, focada em desafios dos planos de gestão que englobam o uso da IA como ferramenta de busca de soluções para problemas.
A Família ADEPOM e o seu presidente, Cel PM Nogueira, parabenizam todas as unidades e profissionais inscritos e premiados, bem como os organizadores deste magnífico evento, do qual tivemos a honra de participar.
No vídeo abaixo, confira a íntegra do discurso do Cel PM Cássio no encerramento do evento.
Fonte: Comunicação Social PMESP