Todos querem ficar bonitos na foto sentados num selim de bicicleta, mas, antes de mais nada, ao pensar em pedalar é preciso garantir o conforto e a segurança. No ciclismo profissional, crescem os investimentos em tecnologias que viabilizam a confecção de roupas que ajudam no enfrentamento de diversas situações. De longe avistamos um ciclista em sua bike, tamanho é o destaque das peças de roupas específicas que eles usam para obterem bom desempenho. Todavia, o ciclismo amador também não pode se descuidar da vestimenta, porque, além da segurança, as roupas usadas em passeios de bike podem aumentar ou diminuir o prazer da atividade. Confira as dicas a seguir para curtir conosco o 21º Passeio Ciclístico da ADEPOM, que será realizado em 18 de setembro próximo, um domingo, a partir das 8 horas, com concentração na Praça Heróis da FEB, em Santana, na capital paulista.
Roupas íntimas
Homens, deixem suas cuecas em casa. Usem somente a bermuda própria para ciclismo, com reforço acolchoado entre as pernas, ou algo que gere o mesmo efeito. Porque a costura da cueca pode machucar e até assar a pele. Mulheres também podem deixar a roupa íntima em casa. Dependendo da calcinha, o efeito incômodo é o mesmo e, no caso dos seios, a recomendação é substituir o sutiã por um top de ginástica.
Bermuda e camiseta
Escolha uma bermuda de material leve, embora resistente, que não acumule suor e propicie praticidade ao pedalar. Os ciclistas dão preferência às bermudas que aderem ao corpo porque elas facilitam o movimento e não enroscam no selim. As camisetas também costumam seguir o padrão colado ao corpo, cortando o vento e possibilitando maior velocidade. Mas, a passeio, cai bem uma camiseta padrão, confortável, de mangas curtas ou compridas. Uma dica valiosa é usar a camiseta colada ao corpo por baixo da camiseta personalizada do passeio, em busca de segurança, conforto e, ao mesmo tempo, inclusão ao grupo.
Meias
Sem meias fica mais difícil, porque elas ajudam a impedir que sujeiras se acumulem entre os dedos dos pés durante as pedaladas, portanto, protegem, além de diminuir o atrito provocado pelo contato com o calçado.
Sapatilhas e tênis
Fabricadas em materiais resistente e com sistema para uso com pedal de encaixe, as sapatilhas para ciclismo potencializam o uso da energia das pernas. Contudo, calçados que tenham a sola forte também são indicados. Ao optar pelo tênis, deve-se escolher um modelo com boa tração e aderência ao pedal por conforto e segurança.
Bonés, gorros e cabelos presos
Se estiver frio, um gorrinho é uma excelente opção contra o ventinho gelado nas orelhas. Para o sol, a recomendação é sempre a proteção do boné. E para quem tem cabelos compridos, o ideal é pedalar com os mesmos presos, evitando que fios soltos impeçam a visão.
Cores sem bijuterias e joias
Mesmo durante o dia, cores de destaque, como as cítricas, contribuem para que o ciclista se torne mais visível, destacando-o no trânsito. Colares, pulseiras e brincos muito grandes não se adequam à atividade, pois podem enganchar na bicicleta ou em outros acessórios que o ciclista esteja utilizando.
Gostou das dicas? É fácil se sentir bem preparado, não é? Então faça sua inscrição acessando o link http://adepomeventos.diapoio.com.br/ ou por meio do QR Code ao lado.
Referências: Nomad Sports e Guia do (On Line Editora)