As amadas de duas rodas são cada vez mais vistas nos grandes centros urbanos, onde o uso das bikes vem sendo ampliado como meio de transporte por diversos motivos, dentre eles: economia, fuga de engarrafamentos e adoção de estilo de vida mais saudável. Pessoas de todas as idades têm adotado a locomoção por meio das bicicletas, nas grandes cidades, além das horas dedicadas às atividades esportivas, porque ao pedalarem elas se sentem mais livres em espírito, oxigenam o intelecto e, principalmente, ganham em qualidade de vida.
Segundo o Guia do Ciclista, da On Line Editora (2016), são diversas as razões pelas quais o andar de bicicleta é recomendado, destacando-se o aumento da disposição por causa da elevação da frequência cardíaca e do crescimento da produção de endorfina, substância produzida pela glândula hipófise, presente em nosso cérebro, cuja principal função é inibir a irritação e o estresse.
Para a terceira idade, pedalar oferece vantagens importantes para a saúde, contribuindo para combater a perda progressiva de massa muscular registrada com o avanço dos anos. É preciso, porém, atentar para os cuidados que devem ser tomados sob orientação dos médicos (geriatras, de preferência), sob riscos controlados de acordo com as condições físicas de cada pessoa.
No próximo 21 de maio, um domingo, inspirada pelos benefícios do uso das bicicletas para o corpo e para a alma, a ADEPOM realizará a 22ª edição do seu tradicional Passeio Ciclístico anual, sob o tema “Pedalando pela saúde”. A concentração vai ser na Praça Heróis da FEB, em Santana, na capital paulista, com início do passeio às 8h.
Para animar ainda mais o 22º Passeio Ciclístico da ADEPOM, a bicicleta mais enfeitada vai ser premiada, assim como o participante mais idoso e o mais jovem. Haverá também sorteios de bicicletas e brindes, além de muita diversão ao longo desse dia de confraternização tão esperado, que conta com diversos apoiadores (veja anúncio no final da matéria), dentre eles, a Transul Emergências Médicas, que disponibilizará uma ambulância, no local, exclusivamente para atendimento dos participantes. Dentre os primeiros 1.000 participantes, quem doar dois quilos de alimentos não perecíveis no ato da inscrição, os quais serão repassados para entidades apoiadas pela ADEPOM, vai ganhar uma camiseta personalizada do evento.
Para se inscrever, basta acessar o link de cadastramento: http://www.adepomeventos.diapoio.com.br/ . Ou, se preferir, use o QR Code da imagem deste post. Participe. Venha ser feliz com a gente, porque, mais que uma associação, a ADEPOM é uma família, onde você e seus familiares são muito bem acolhidos sempre! Mais informações podem ser obtidas na Secretaria pelo fone (11) 3322-0333.
Fonte: Guia do Ciclista – 401 Dicas para pedalar corretamente, emagrecer e viver melhor. São Paulo: On Line Editora, 2016.