Neste 17 de novembro, o 4º BPChq completou 14 anos de existência com comemoração abrilhantada pela entrega de medalha de Comandos de Operações Especiais às autoridades que compareceram à solenidade. O secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, foi um dos homenageados, conforme relatado pelo boletim à imprensa da SSP, que destaca uma das frases do seu discurso de agradecimento: “ As tropas especiais são multiplicadores de poder”.
A medalha Comandos de Operações Especiais agracia personalidades civis e militares ou instituições públicas e privadas que tenham contribuído, apoiado e valorizado, de algum modo, as atividades de comandos e operações especiais, ou prestado relevantes serviços ao Estado e à população paulista.
Durante a cerimônia também foi descerrada a foto do Ten Cel PM Valmor Saraiva Racordi, que foi comandante do 4º BPChq de maio de 2020 a novembro de 2021, e do Ten Cel PM José Luiz Gonçalves.
O 4º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) foi criado em novembro de 2008, durante um plano de reestruturação da PMESP, permanecendo até 1989 subordinado diretamente ao Comando de Policiamento de Choque, quando então foi criado o GPOE, formado pelo GATE e pelo COE. O GPOE foi extinto em 1993. A partir de então, o COE e o GATE passaram a integrar o 3º BPChq, que já tinha, como uma de suas companhias, o CANIL. Segundo esclarece o boletim da SSP, as três companhias – COE, GATE e CANIL – permaneceram como subunidades do 3º BPChq até 2008, quando passaram a formar uma nova unidade, o 4º BPChq.
A Família ADEPOM e o presidente da nossa associação, Cel PM Nogueira, parabenizam o 4º BPChq pela data, desejando a todos os seus integrantes êxitos e proteção de Deus ao combater o bom combaterem a serviço da sociedade.
Fonte: Comunicação Social PMESP (SSP)
Foto: Amanda Ramos (SSP)