A Virada Cultural 2022 (28 e 29 de maio) exigiu uma operação especial da PMESP para viabilizar a organização do evento com a garantia da ordem nos locais de deslocamento do público, bem como preservar a integridade dos participantes em geral, segundo notificou a SSP. A ação foi planejada pelo Comando de Policiamento da Capital, mobilizando 1,4 mil policiais e 300 viaturas.
Em boletim divulgado na noite de domingo, 29 de maio, a SSP informa que, durante o evento, 585 pessoas foram abordadas e 10 detidas, em sua maioria na região central de São Paulo. Também foram abordados 55 veículos, vistoriadas 53 motos e emitidos 21 autos de infração, com recuperação de pelo menos quatro celulares e a apreensão de uma faca.
Além das ações do policiamento preventivo a pé e motorizado, estiveram disponíveis para a população as Bases de Policiamento Comunitário e o emprego do efetivo da Operação Sufoco nos pontos com maior concentração de público, mais o apoio dos Comandos de Trânsito, de Policiamento de Choque e de Aviação. As câmeras de videomonitoramento da PM tiveram suas lentes voltadas para a identificação de condutas suspeitas, antissociais e criminosas, enquanto os policiais usaram Câmeras Operacionais Portáteis acopladas às fardas.