Beber bastante líquido é essencial para a saúde dos seres humanos, os quais possuem de 60% a 70% do corpo constituído por ela. As funções da água no nosso organismo são diversas, dentre elas, o transporte de nutrientes e oxigênio através das células; o regular da temperatura; a proteção dos órgãos vitais e a potencialização da absorção de nutrientes; o fortalecimento do metabolismo; a hidratação de articulações e células.
Você sabia que 90% do cérebro humano é formado por água? Por isso, quando não tomamos uma quantidade suficiente de água diariamente, estamos sujeitos a sofrer de dores de cabeça e enxaquecas. A falta de água, em casos gravíssimos, leva ao risco de morte, podendo provocar, na tribulação do dia a dia, cansaço, ressecamento da pele, constipação, pressão sanguínea irregular e cãibras musculares. Por isso, todo andarilho e esportista, ainda que só, está sempre bem acompanhado de um recipiente com água, com o objetivo não apenas de “matar” a sede por gosto, mas também de manter as condições saudáveis do corpo com o padrão adequado de hidratação durante os exercícios físicos.
Nas dicas sobre a quantidade de água a ser absorvida por dia, é comum a recomendação para bebermos no mínimo 2 litros ao longo de 24 horas, mas os especialistas da área de saúde ressaltam que cada organismo tem uma necessidade específica, associada à idade e às condições físicas, lembrando que o volume indicado para consumo aumenta conforme aumentam os níveis de esforço físico e o gasto de calorias. Até mesmo as estações do ano exercem influência sobre a recomendação da quantidade de água adequada para consumo por dia: já na chegada da primavera, por exemplo, com o aumento da temperatura no Brasil, o corpo tende a necessitar de mais água, pois há mais perda de líquido diariamente, inclusive pelo suor. Preciosíssima, uma água geladinha bem filtrada ou mineral é uma delícia… embora tenha quem prefira sucos e refrigerantes. Na hora de praticar esportes, porém, a melhor opção é mesmo beber água, motivo pelo qual sugerimos aos participantes inscritos no 21º Passeio Ciclístico da ADEPOM que levem consigo suas garrafinhas, para terem sempre à mão, ao longo da jornada, o líquido necessário à hidratação do corpo.
Em apoio aos participantes, naturalmente a ADEPOM estará atenta a esse detalhe, provendo-a àqueles que esquecerem suas garrafinhas em casa, pois queremos que todos que estiverem conosco, no próximo dia 18 de setembro, um domingo, curtam o passeio, que começará às 8 horas, com bem-estar e segurança. Recomenda-se ainda que os participantes cheguem um pouquinho mais cedo para receberem as orientações dos organizadores durante a concentração, que será na Praça Heróis da FEB, em Santana, na capital paulista.
É fácil se sentir bem preparado, não é? Então, se ainda não o fez, faça agora sua inscrição pelo link http://adepomeventos.diapoio.com.br/ ou por meio do QR Code do anúncio abaixo. Quem doar dois quilos de alimentos não perecíveis no ato da inscrição vai ganhar uma camiseta personalizada do evento. Mais informações pelo fone (11) 3322-0333.
Referências: Página de Nefrologia do Hospital Nove de Julho (www.h9j.com.br)