Referência nacional e internacional no patrulhamento tático, a Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (ROTA) completa 52 anos neste 15 de outubro, também atuando na escolta especial de presos, de autoridades e de valores, bem como no controle de distúrbios civis.
As ações da unidade especializada da PMESP abrangem a capital, a região metropolitana de São Paulo e algumas cidades do interior do estado em ocasiões específicas, como nos municípios litorâneos, durante a Operação Verão, e em Campos do Jordão, no inverno.
Suas quatro companhias compõem o 1º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq), localizado no bairro da Luz, em São Paulo. Os pelotões são treinados diariamente, com aulas teóricas e práticas, para que os PMs pratiquem Procedimentos Operacionais Padrão (POP), como técnicas de busca e abordagens, uso de algema e outras atividades. Segundo a SSP, o efetivo é selecionado a partir de um processo de escolha apurado, englobando uma entrevista com a participação de todos os segmentos operacionais da unidade e um estágio extenuante, o qual exige o máximo da parte física, intelectual, profissional e emocional do candidato.
Sob convite do Ten Cel PM Fábio Sérgio do Amaral, comandante do 1º BPChq “Tobias de Aguiar”, a solenidade alusiva ao 52º aniversário da ROTA foi realizada nesta sexta-feira pela manhã, 14 de outubro, com a presença de diversas personalidades e autoridades, dentre elas o assessor da Presidência da ADEPOM, Cel PM Edson que, em nome do nosso fundador e presidente, Cel PM Nogueira, manifestou, durante o encontro, o apreço e a admiração da nossa associação pela bravura de todos os PMs integrantes da corporação, cujas vidas devotadas a uma profissão de honra e heroísmo estão sempre em risco para proteger e salvar os cidadãos de bem.
Parabéns pela data e pelo exemplo de intrepidez a ser seguido, sob moral forte perante o perigo!