Ao longo de todo o mês que se encerra nesta segunda-feira, a Família Adepom realizou uma programação de atividades focadas no Outubro Rosa, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama.
Dentre as ações, foi promovida uma campanha de arrecadação de verba para compra de lenços doados às guerreiras que, neste momento, estão em luta contra a doença. O resultado foi um sucesso, turbinado pela palestra apresentada por uma equipe do Instituto Proença (CEJAM), no Auditório da Adepom, em São Paulo, na manhã do último 27 de outubro.
Durante o encontro, que contou com presença maciça de associados (veteranos, pensionistas e PMs da ativas), a enfermeira obstetra Cristiana Otaguro fez diversos alertas, lembrando que “todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas”. Ela também afirmou que “a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres”.
O autoexame é, portanto, uma das principais medidas de prevenção da doença, sendo extremamente necessário porque quanto antes a doença é detectada, maiores são as chances de cura, e menos dolorosas para a paciente e sua família.
Todavia, não se pode dispensar, dentre os exames de rotina, a mamografia, capaz de identificar o câncer antes de as mulheres terem sintomas.
“No Brasil, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade”, frisou Otaguro.
Em nossa página no Facebook (www.facebook.com/adepom), você pode conferir alguns trechinhos da palestra gravada ao vivo, bem como o sorteio de brindes entres os participantes, além apreciar muitas fotos clicadas durante o evento.
A Família Adepom aproveitou ainda a oportunidade para fazer a o foto oficial dos membros da nossa equipe, em São Paulo e em Santos, vestindo a cor rosa para recepcionar, na data, todos aqueles que fizeram parte da nossa campanha Outubro Rosa, também apoiada pela marca parceira Mary Kay, sucesso no setor de beleza e estética. Confira alguns dos momentos dessa memorável programação abaixo.