Ao longo de todo o mês de outubro passado, a Família Adepom realizou uma série de atividades focadas no Outubro Rosa, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. O Instituto Proença (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” – CEJAM) foi um dos parceiros da Adepom durante essa programação, que também arrecadou lenços para serem doados às mulheres guerreiras em luta contra a doença.
Na última sexta-feira, 11 de novembro, parte dos lenços arrecadados foi doado ao CEJAM, onde a assistente administrativa Bruna Inae Fernandes da Cruz recepcionou a entrega, realizada pela assistente social da Adepom, Raquel Vitiello, e pelo assessor da nossa Presidência, Cel PM Edson.
Dentre as ações, foi promovida uma campanha de arrecadação de verba para compra de lenços doados às guerreiras que, neste momento, estão em luta contra a doença. O resultado foi um sucesso, turbinado pela palestra apresentada por uma equipe do Instituto Proença (CEJAM), no Auditório da Adepom, em São Paulo, na manhã do último 27 de outubro.
Durante o encontro, que contou com presença maciça de associados (veteranos, pensionistas e PMs da ativas), a enfermeira obstetra Cristiana Otaguro fez diversos alertas, lembrando que “todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas”. Ela também afirmou que “a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres”.
O autoexame é, portanto, uma das principais medidas de prevenção da doença, sendo extremamente necessário porque quanto antes a doença é detectada, maiores são as chances de cura, e menos dolorosas para a paciente e sua família.
Todavia, não se pode dispensar, dentre os exames de rotina, a mamografia, capaz de identificar o câncer antes de as mulheres terem sintomas.
Em breve, mais uma instituição receberá a segunda parte do lote de lenços arrecadados. Acompanhe nosso noticiário pelo site www.adepom.org.br e em nossas redes sociais.