Nesta quinta-feira, 24 de agosto, a ADEPOM realizou em seu auditório a palestra “Saúde Mental”, ministrada pela educadora, escritora e coordenadora pedagógica da FMU, Rosamar Schneider. A atividade compôs a programação de atividades da Semana de Aniversário de 30 anos da ADEPOM e bateu um recorde de inscrições em eventos da nossa associação, atraindo aproximadamente 200 inscritos dentre os associados (PMs da ativa, veteranos e pensionistas).
Para receber adequadamente os participantes, a ADEPOM precisou readequar sua área de espaço de eventos no segundo andar de sua sede, em São Paulo, no bairro da Luz. Mesmo assim o encontro foi um enorme sucesso, com a plateia não apenas concentrada nas informações transmitidas pela palestrante, mas também esbanjando bom-humor e integração.
Dentre os principais tópicos abordados pela palestrante, destacaram-se: o prazer buscado por todo ser humano em processo evolutivo; o apoio advindo da espiritualidade (fé, essência, caridade, atenção ao próximo e terapias) para atingimento do equilíbrio emocional e psíquico; a importância da alimentação saudável e da hidratação pelo consumo correto de água; a seleção de informações como disciplina para que não se perca o foco em meio à exposição que estamos sujeitos, nos dias de hoje, em face das diversas plataformas de comunicação, bem como no relacionamento direto com outras pessoas; o esforço individual e em grupo para que o estado de coerência prevaleça no sentir, pensar, fazer e falar, em todas as circunstâncias e momentos de nossas vidas.
Um dos momentos de grande envolvimento e empatia da palestra foi o testemunho do 2° Sargento PM Fábio Hidelfonso Alkimimm (CIAF), que aceitou, como voluntário, o convite da professora Schneider para relatar aos presentes momentos traumáticos enfrentados ao longo de sua existência, os quais lhe causaram muito sofrimento e a sensação de insegurança de quem supõe que a realidade se apresenta como uma dor eterna. Apesar das trágicas situações pelas quais passou, o Sgt Fábio relatou que nunca lhe faltou a força necessária para seguir adiante, alicerçado pela fé em Deus e pelo apoio que sempre recebeu de familiares e amigos (assista ao depoimento na íntegra em nossa página no Facebook e no Instagram).
Como todos sabemos, os profissionais da área de Segurança Pública, dentre eles os Policiais Militares do Estado de São Paulo, tem um missão lindíssima e altruísta, dedica à proteção e defesa dos cidadãos, a qual abraçam diuturnamente, motivo pelo qual é essencial que busquem, constantemente, fontes de inspiração para manutenção de sua saúde mental, inclusive por meio do ferramental proporcionada pela própria corporação. Afinal, para cuidar bem do outro é preciso, primeiramente, que saibamos cuidar bem de nós mesmos, sem nos descuidarmos de evitar que excessos comprometam nossas capacidades, habilidades e qualidade de vida.
No enceramento da palestra, o Cel PM Edson, assessor do presidente e fundador da ADEPOM, Cel PM Nogueira, agradeceu efusivamente aos participantes e descontraiu ainda mais o encontro, organizando sorteios de brindes entre aqueles que permaneceram até o final.
O Cel PM Nogueira, em nome de toda a Família ADEPOM, mais uma vez agradece a todos os participantes e à frutífera parceria com o Centro Universitário FMU, nesta semana representado em nossas comemorações de 30 anos de aniversário pela sábia educadora Rosamar Schneider, que já atuou também como coordenadora pedagógica e diretora de unidades educacionais da PMESP e com aperfeiçoamentos de práticas de educadores em Diretoria Regional de Educação do Município de São Paulo. Como palestrante, ela tem se dedicado a órgãos de educação, segurança e saúde. É também colaboradora do Terceiro Setor e autora do livro de crônicas Verdades minhas.