Na manhã da última sexta-feira, 22 de setembro, foi a realizada a cerimônia de formatura de 91 novos 2º Tenentes PMs na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), aprovados no curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais da Polícia Militar (CHQAOPM).
“Lembrem-se daqueles comandantes que os senhores se inspiravam e se espelhavam e sejam exemplo para toda a tropa de vocês. Nunca achem que os senhores estão à frente. A melhor maneira de comandar é estar ao lado, ombro a ombro com os seus subordinados. A Escola de Comandantes de Polícia é a razão de existir a nossa instituição”, pronunciou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, que prestigiou a solenidade.
O curso, ministrado pela própria academia, teve duração de 12 meses com aulas voltadas para as áreas de Humanas, Biológicas, Institucional, Administrativas, Jurídicas, Policiais e Técnicas Policiais.
O primeiro colocado da turma, PM Gustavo Acosta Jorge, recebeu a medalha “Pedro Dias de Campos” em reconhecimento ao seu desempenho intelectual. Ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, os PMs Gustavo Costa e Glauco de Aquino.
A turma ganhou o nome de “18 do forte de Copacabana”, em homenagem ao movimento político-militar considerado a primeira revolta do movimento tenentista, fato lembrado pelo comandante-geral da Polícia Militar, Cel PM Cássio de Freitas, segundo informa o boletim à imprensa da SSP. “Peço que nunca se esqueçam o que o nome da turma representa. Eram 18 jovens que resolveram enfrentar a desorganização social e a falta de respeito à legislação. Foi essa coragem e essa audácia que fizeram esses 18 jovens se tornarem policiais”, declarou o Cel PM Cássio.
Fonte e imagem: Assessoria de Imprensa e Comunicação da SSP (Wellington Nascimento)