A PMESP assinou nesta terça-feira, 15 de outubro, data na qual a ROTA comemora 54 anos de existência, a nova diretriz de atuação operacional das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), do 1º Batalhão de Polícia de Choque. O documento reformula a matriz das atividades executadas pela unidade policial que estava vigente desde 2006.
“A diretriz reconhece e faz justiça à história da unidade, alinhando efetivamente e estabelecendo parâmetros doutrinários mais modernos. Demos um passo importante na modernização do segmento de tropa especial com foco na inteligência policial e com aumento de capacidade operacional de emprego tático”, informa o comandante da ROTA, Cel PM Leonardo Takahashi. Em razão da disseminação de grupos criminosos organizados, que fazem uso de armamentos pesados e técnicas agressivas, era necessária a adoção de novos processos operacionais desencadeadas por unidades que possuem treinamento e equipamentos adequados para desarticular essas organizações e garantir a proteção da população.
A nova diretriz consolida, institucionalmente, as atribuições e capacidades da ROTA no combate ao crime organizado e às organizações criminosas ultraviolentas. O termo implica que a ROTA, de forma rotineira, e por meio de métodos de análise e planejamento operacional específicos, realize operações de patrulhamento inteligente em áreas de interesse de segurança pública da capital paulista, região metropolitana e do interior do estado.
“A nova diretriz coloca a Rota em pé de igualdade com as melhores tropas do mundo”, destacou o comandante-geral da PMESP, Cel PM Cássio Araújo de Freitas, em seu discurso, realizado durante a solenidade de aniversário nesta manhã, da qual participaram diversas autoridades, dentre elas: o prefeito Ricardo Nunes; o candidato a vice-prefeito de São Paulo, Cel PM Ricardo de Mello Araújo; o presidente da ALESP, André Bueno; o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite; e o comandante da ROTA, Cel PM Leonardo Takahashi.
“A Rota atua como último nível de apoio institucional através de patrulhamento inteligente, refletindo no aumento da sensação de segurança da população”, enfatizou o Cel PM Takahashi.
Dentro das atribuições da nova diretriz de atuação da Rota, além do serviço operacional, está o fornecimento de cursos especializados em combate ao crime organizado e atividades ultraviolentas. A unidade poderá propor novos cursos, estágios e atividades de ensino voltadas à capacitação do efetivo, de outras unidades e órgãos de segurança pública, além de desenvolver visitas técnicas, palestras e seminários visando a difusão do conhecimento.
Confira, abaixo, algumas fotos registradas durante o evento e assista em nossas redes sociais aos vídeos gravados ao vivo (www.facebook.com/adepom e www.instagram.com/adepom1993).
Fonte: Comunicação Social PMESP