Polícia Técnico-Científica cria comissão permanente de desastres em massa

postado em: avisos entre outros! | 0

A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) de São Paulo criou uma comissão permanente de atendimento em desastres em massa. A equipe tem a finalidade de planejar, coordenar e implementar ações de rápida resposta em casos de acidentes e calamidades.

A comissão surge a partir da necessidade de estabelecer estruturas técnicas e administrativas para dar suporte ao Grupo de Ação em Desastres de Massa (Gadema). O grupo atua há mais de 25 anos na SPTC e possui profissionais treinados, que seguem protocolos internacionais.

De acordo com a perita criminal Karin Kawakami De Vicente, assistente técnica da superintendência e integrante da comissão, a portaria melhora a comunicação entre as equipes, reduz o tempo de resposta e garante que os recursos sejam alocados de maneira mais eficiente. “A portaria também estabelece diretrizes claras para o treinamento, preparação das equipes envolvidas e de comando, para que as atividades realizadas não sejam afetadas por circunstâncias externas. Ela visa otimizar a resposta a esses eventos e controlar, de forma eficaz, as equipes de emergência”, declara a perita em boletim da SSP.

O comitê é composto por equipes fixas de gestão, definidas conforme as responsabilidades estratégicas, táticas e operacionais e presidido pelo Superintendente da Polícia Científica, Claudinei Salomão, assessorado por dois assistentes técnicos, os quais lhe oferecem suporte no monitoramento e acompanhamento das ações, juntamente com os diretores do Instituto de Criminalística (IC) e Instituto Médico Legal (IML), do Centro de Perícias (CP) e Centro de Exames, Análises e Pesquisas (Ceap) desses Institutos.

Fonte e imagem: Comunicação Social SSP