A Polícia Militar do Estado de São Paulo exibe em sua página no Facebook um post ilustrado, criado pela sua área de Comunicação Social, extremamente adequado aos tempos atuais para alertar a população sobre tentativas de golpes de criminosos por meio do telefone (reproduzimos a imagem ao lado).
Cada vez mais comuns, os golpes telefônicos lembram piadas e brincadeiras de mau gosto, porém, são muito perigosos para as pessoas, pois, além de perdas financeiras irreparáveis, colocam a saúde das vítimas em risco. Pessoas idosas, por exemplo, podem sofrer sérios problemas por causa do susto durante um golpe dessa espécie.
Entre as artimanhas mais comuns dos golpistas, destaca-se o alerta de que um familiar muito próximo foi sequestrado ou atropelado. Envolvendo dinheiro, há o falso pedido de uma quantia emprestada, fingindo ser um amigo, bem como empresas falsas que oferecem serviços, cobram por eles e, em seguida, desaparecem.
Por isso, precaução nunca é demais. Não atenda a ligações de números ocultos. Não atenda a ligações a cobrar de desconhecidos. Utilize aplicativos que bloqueiam chamadas suspeitas. E tenha cuidado redobrado com os pedidos feitos pelo WhatsApp.