No primeiro dia de Operação do Procon-SP Ambiental, realizada no último 13 de agosto, na Rua Gasômetro e nas regiões Leste e Sul da cidade de São Paulo, equipes que integram a força-tarefa apreenderam 600 metros cúbicos de madeira. Sete locais foram fechados e serão multados.
O objetivo do Procon-SP Ambiental é combater a venda de madeira ilegal e incentivar práticas de consumo sustentável, realizando operações em todo o estado nos comércios de venda de corte de madeira para verificar a procedência da matéria-prima. A força-tarefa é formada por especialistas do Procon-SP, agentes da PM Ambiental e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.
O Comandante da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, Cem PM Motooka, explica que a fiscalização da madeira é feita em vários momentos – na extração, no corte, na comercialização, no transporte e no estoque. “Nessa primeira ação do Procon-SP Ambiental, verificamos se o estoque oferecido pelo estabelecimento e que está disponível para venda corresponde ao que está declarado no sistema e se a origem e o destino da madeira estão regularizados”, declarou.
O Procon-SP disponibiliza um canal para denúncias.
Confira, no vídeo abaixo, imagens da Operação Floresta Amiga, realizada em conjunto pela PM Ambiental e o Procon-SP Ambiental.