Em homenagem a Duque de Caxias, Comandante do Exército e Ministro de Guerra do governo de Dom Pedro II, em 25 de agosto, data de seu nascimento (1803-1880), o Brasil celebra o Dia do Soldado. Na ADEPOM, a alegria é multiplicada porque 25 de agosto também é a data da nossa fundação. Hoje, completamos 28 anos de existência, sob administração e presidência do nosso fundador, Cel Nogueira.
Aos soldados das Forças Armadas cabe, no Brasil, assegurar a integridade do território nacional; defender os interesses e os recursos naturais, industriais e tecnológicos brasileiros; proteger os cidadãos e os bens do país; e garantir a soberania da nação.
Aos soldados das instituições de segurança pública, como a Polícia Militar e a Força Nacional de Segurança Pública, cabe as funções de patrulhamento ostensivo na prevenção de crimes, preservação da ordem pública, garantia da segurança da população, defesa e proteção de toda a sociedade e do seu patrimônio.
À ADEPOM, cabe a defesa dos interesses dos Policiais Militares do Estado de São Paulo, um trabalho que vem sendo realizado com amor e lealdade desde 25 de agosto de 1993. No decorrer desses 28 anos, a ADEPOM cresceu, tornando-se uma das mais respeitadas associações em defesa da categoria porque, com ética e profissionalismo, além de lutar por melhores salários e condições de trabalho dos PMs, oferece um leque de benefícios e serviços aos associados literalmente de fazer inveja, continuamente firmando parcerias para propiciar a eles, por meio de convênios, diferenciais positivos e economia em todos os setores de consumo, dentre eles, educação, lazer e saúde.
O que a pátria espera de um soldado? Força, disciplina, determinação, dedicação, coragem, perspicácia e disposição para servir sempre. São estas as qualidades ímpares de todo bom soldado que deseja proteger cidadãos e ajudar a construir um mundo de paz.
O que os associados esperam da ADEPOM? Segurança, tranquilidade, bem-estar, qualidade de vida por meio dos serviços utilizados, em São Paulo e na nossa Regional Santos. Por isso, o crescimento da ADEPOM é cuidadosamente planejado e está alicerçado num time de colaboradores proativos, assim como no espírito empreendedor e coletivo do seu fundador, que congrega a defesa das boas tradições com seu caráter visionária para, eternamente, continuar inovando pelo bem de todos.
Na PMESP, o Soldado é, em seu posto inicial, a representação do trabalho árduo, diário, também alimentado pela esperança de um futuro construído com bases sólidas, inspirando confiança na população, que, por sua vez, os incentiva, com respeito e admiração, a trilharem no rumo de quem busca novas responsabilidades e desafios como Cabo, Sargento, Subtenente, Tenente, Capitão, Major, Tenente-Coronel e Coronel.
Na ADEPOM, os Policiais Militares, sejam Soldados ou Coronéis, da ativa ou veteranos, são a razão da nossa existência e a motivação do nosso trabalho diário.
Honra e glória! Aos soldados brasileiros, honra pelo trabalho que exercem como defensores de comunidades e da pátria como um todo. E glória, sob o desejo dos seus familiares e de toda a população, no exercício da abençoada profissão escolhida, na qual o êxito conquistado é sinônimo de amor compartilhado pelo serviço prestado e de manutenção da paz como ideal de vida.