O Governador João Doria e o Secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, homenagearam 15 Policiais Militares, 10 Civis e 4 Técnico-científicos do estado de São Paulo, nesta quarta-feira, 20 de outubro, com o certificado “Policial Nota 10”.
“Temos a melhor Polícia do Brasil. São anos de treinamento, aprimoramento e execução de tarefas. Por isso, São Paulo é referência nacional e internacional”, declarou o Governador Doria, durante a solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes, conforme informe de sua assessoria de imprensa.
Os casos que geraram destaques aos profissionais envolvem salvamento de criança engasgada, resgate de vítima de incêndio, prisão de autor de violência contra mulher, detenção de suspeito envolvido em roubo de carga com retenção de vítima e tentativa de roubo a carro forte.
Em sua 16ª edição, a iniciativa, criada pela Secretaria da Segurança Pública, tem como objetivo reconhecer e estimular o bom trabalho policial em todo o Estado de São Paulo.
“Aqui há Policiais que salvaram vidas e protegeram patrimônios. Ser Policial é muito mais que atender e cumprir uma missão. Ser policial é atender a um destino. A Secretaria da Segurança Pública está cumprindo a missão graças a atenção que o senhor [Governador] tem dado e ao empenho desses Policiais”, afirmou o general Campos.
Confira os destaques da PMESP
– Sd PM Caio Luiz Modesto Lima e 1º Ten PM Simone de Oliveira Martins, integrantes do 1° BPTran, que juntos abordaram e detiveram um homem que tentava abusar sexualmente de uma mulher, no centro de São Paulo, no início de janeiro.
– Sd PM Leonardo Lincoln de Lemos e os Cabos PM Amaury Chaib Siqueira Cabral, Minervino Neto Ribeiro de Souza e Wellington Rodrigues de Amorim, do 4° Baep. Em abril do ano passado, a equipe recuperou uma carga e libertou a vítima que era mantida em cárcere.
– Cabos PM Erik Dias Ferreira e Marcia dos Santos Graciano, que atuam na sede da Secretaria da Segurança Pública. Eles estavam de serviço no posto da Garagem quando, no dia 12 de agosto, atenderam uma ocorrência de recém-nascido engasgado.
– Soldados Douglas Ramos da Silva e Rafael Augusto Silva Martinez, Cabos Edson Medeiros Faustino, Daniel Luiz dos Santos Junior, Samuel Rodrigues Nunes e Simone Ferreira de Oliveira Silva e o 2º Sgt Carlos Aparecido Vasconcellos Junior, que fazem parte do 12º Grupamento de Bombeiros (GB), já extinto. Em maio de 2020, eles resgataram uma pessoa em um incêndio, ocorrido em Lins.
Formação de mais 127 Capitães da PMESP em Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais
O Governador João Doria e o Secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, também participaram nesta quinta-feira, 21 de outubro, da formatura de 127 Capitães no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), realizada no Clube da Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na zona norte da capital.
“Ao estarem aqui, sendo formados nesta academia, lembrem-se que o melhor exemplo é a atitude, a inteligência e a capacidade de pensar, reagir e agir, e serem reconhecidos por aquilo que fazem. A partir de agora vocês serão inspirações para outros jovens. Sigam sendo aquilo que já foram para estarem aqui: exemplo de homens, mulheres e Policiais Militares que respeitam os princípios que os fizeram oficiais da melhor Polícia Militar do Brasil”, destacou o Governador.
O curso, reconhecido como mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, é um dos requisitos para que os PMs se tornem aptos ao posto de Major, proporcionando aperfeiçoamento técnico-profissional para o exercício das funções de assessoria de planejamento em Estado-Maior e direção das várias unidades da PM.
A turma elegeu o Cel PM Eduardo de Oliveira Fernandes, comandante do Centro de Altos Estudos de Segurança Pública (Caes), como paraninfo. Ele foi declarado Aspirante a Oficial em abril de 1991 e em dezembro de 2017 foi promovido ao último posto. Ao longo da carreira, serviu o 2º BPTran, a 2ª seção do Estado Maior, o 5º e o 46º BPM/M, o Centro de Inteligência da PM e a Corregedoria.
Como patrono foi eleito o Cap PM Richard Igor Prado Ferreira. O oficial, declarado Aspirante em dezembro de 2002, frequentava o curso na modalidade à distância e faleceu em abril deste ano, em razão de complicações decorrentes da Covid-19. Aos 43 anos de idade, com 22 anos de serviços prestados, ele deixou esposa e filha.