Nesta segunda-feira, 1º de novembro, teve início o Mutirão de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, cujo objetivo é facilitar a resolução de pendências de quem tem dívida com bancos ou financeiras. O mutirão abrange as dívidas dos cidadãos listadas em relatórios acessíveis pela plataforma consumidor.gov.br e será realizado até 30 de novembro próximo. A oportunidade está aberta para pessoas físicas que não tenham optado por incluir bens, como automóveis e imóveis, como garantia.
A iniciativa é uma parceria entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central, a Secretária Nacional do Consumidor (Senacon), além do Senado Federal. Na edição deste ano do mutirão, o diferencial é a oferta de conteúdos sobre educação financeira.
Para fazer uso da plataforma, a pessoa deve se cadastrar com inserção correta de dados de contatos, como e-mail e telefones, pois esses meios serão utilizados pelas instituições financeiras em negociação com os consumidores. Após o cadastro, há campo para que os cidadãos apresentem suas propostas de renegociação de dívidas.
A instituição tem prazo de até 10 dias para analisar a solicitação. Durante o período, é possível fazer a interlocução entre a instituição financeira e o consumidor por meio da plataforma.
Mais orientações também estão disponíveis na página da Febraban, dentre elas, como calcular as dívidas, em que situações vale a pena participar do mutirão e quanto do orçamento pode ser comprometido com o pagamento dos valores.