Campanha “Fique sabendo” intensifica testagens de HIV e sífilis em São Paulo

postado em: avisos entre outros! | 0

A Secretaria de Estado da Saúde dá início, neste 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a Aids, a 14ª edição da campanha anual “Fique sabendo”, em todo o território paulista. Participam da ação 622 municípios, com intensificação de testagem de HIV e sífilis. O objetivo é realizar cerca de 365 mil exames, a maioria pelo método rápido, com resultado no mesmo dia.

A campanha é realizada pelo Centro de Referência e Treinamento IST/Aids-SP em parceria com o programa de Saúde do Adolescente, ambos da pasta estadual, e conta com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária e da área de Atenção Básica.

Cada município será responsável por desenvolver as estratégias apropriadas para sua localidade, adotando as medidas de prevenção e proteção contra a Covid-19.

A campanha oferece garantia de sigilo, confiança, qualidade no processo diagnóstico, vinculação à referência e acesso oportuno ao tratamento. Por isso, além das 4,9 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) que realizarão ações, há também atividades extramuros de testagem, que ampliam o acesso ao serviço em locais fora das unidades de saúde.

São Paulo garante testes para HIV e sífilis gratuitos o ano todo, com informações de procedimento disponíveis no site www.crt.saude.sp.gov.br, ou pelo Disque IST/Aids: 0800-16-25-50. Há ainda os canais via WhatsApp “Conversaria sem tabu”, pelo número (11) 99130-3310, e redes sociais do CRT: @crtaidssp.

Os vírus de HIV e sífilis podem ser transmitidos ou adquiridos através da relação sexual desprotegida, ou por meio do contato com mucosas ou área ferida do corpo, além do compartilhamento de seringas e agulhas. Também pode ocorrer transmissão congênita, ou seja, quando as crianças já nascem portadoras.