Mutirão para renovação de CNH

postado em: avisos entre outros! | 0

As Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) vencidas entre março e abril de 2020, cuja renovação deixou de ser obrigatória no período em razão da pandemia, tem até o dia 30 de dezembro deste ano para serem renovadas.

Para agilizar esse trâmite, todos os postos do Poupatempo realizam um mutirão neste e no próximo sábado, 11 e 18 de dezembro, respectivamente. No total, 15 mil vagas serão destinadas exclusivamente para as renovações, representando um aumento de 30% na grade de atendimento para o serviço.

Presencialmente, a renovação pode ser feita no horário habitual de cada unidade, mediante agendamento pelos canais digitais do programa de forma gratuita. A prioridade é atender aqueles que estejam com a CNH para vencer ainda neste mês e precisam realizar alterações no documento, como transferência interestadual, por exemplo.

A renovação simplificada pode ser feita pelos canais digitais do Poupatempo: portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento, além das plataformas eletrônicas do Detran.SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará no endereço de cadastro, pelos Correios.

Entre janeiro e novembro deste ano, mais de 4,4 milhões de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo. Desse total, mais de 70%, cerca de 3,2 milhões solicitações foram realizadas de forma online, pelo site e aplicativo.

Os motoristas que têm CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pelo Senatran com antecedência, pois o laudo será solicitado durante o exame médico. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o motorista solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, o cidadão irá receber a CNH física pelos Correios, no endereço indicado pelo motorista.