Sete pessoas (dois homens e cinco mulheres) foram detidas pela PMESP, na zona lesta da capital paulista, acusadas de aplicar golpes financeiros. O grupo foi encontrado em uma central clandestina, que funcionava na rua Emilio Retrose, no bairro Iguatemi. O flagrante foi realizado por uma equipe do 38º BPM/M, em patrulhamento quando recebeu uma queixa indicando um apartamento, onde haveria movimentação suspeita diariamente.
O denunciante informou que, durante a manhã, havia escutado vozes simulando ser criança e pedindo dinheiro alegando o sequestro do filho de uma possível vítima. No local, os policiais encontraram computadores, celulares, dinheiro e farto material comprovando que o grupo realizava ali empréstimos simulados para uma financeira criminosa, ficando com 10% dos contratos fechados. Eles recebiam uma listagem com vários nomes, telefones e endereços de pessoas de todo o Brasil para entrarem em contato e oferecerem o empréstimo, por meio do qual a vítima era induzida a fazer depósitos em contas deles para pagamentos de “taxas” que permitiriam a liberação da quantia pleiteada. Em seguida, eles realmente faziam um empréstimo em nome da vítima em uma financeira, mas desviavam os valores obtidos para contas de terceiros, novamente lucrando ilicitamente.
Os materiais foram apreendidos e encaminhados ao Instituto de Criminalística para análise pericial. Os detidos foram conduzidos ao 49º Distrito Policial (São Matheus), com as adolescentes liberadas mediante termo de compromisso de responsáveis para que sejam oportunamente apresentadas junto à Vara da Infância e Juventude.