Criado como Banda de Música do Corpo Policial Permanente em 7 de abril de 1857, o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CMus), além de auxiliar no treinamento das tropas e abrilhantar solenidades cívicas e militares, realiza apresentações sempre gratuitas, em algumas ocasiões em parceria com colaboradores da sociedade civil. A unidade também é responsável pela manutenção do registro e controle de partituras do acervo musical e das análises técnicas (estética, métrica e harmônica) de hinos e canções da instituição.
Subordinada à Diretoria de Educação e Cultura e comandado atualmente pelo Tenente Coronel PM Luiz Antônio Gomes da Silva, o CMus é integrado por cerca de 150 PMs, os quais atuam na Seção Administrativa, na Banda Sinfônica, em duas Seções de Banda, no Coro Masculino, na Camerata, na Jazz Band e em mais dez Bandas Regimentais de Música sediadas nos Comandos de Policiamento de Área Metropolitanos (Grande São Paulo) e Comandos de Policiamento do Interior. Em sua modesta origem, porém, era composto por apenas um Sargento Mestre e 17 músicos soldados.
Mais uma vez, a Família ADEPOM registra sua admiração pela dedicação e talento dos membros integrantes do CMus, agradecendo e parabenizando-os pela comemoração dos seus 167 anos de existência, neste 7 de abril. Desejamos, de coração, que o sucesso seja eterno.