Campanha contra o assédio no ambiente de trabalho é lançada na Alesp

postado em: avisos entre outros! | 0

Criada para combater práticas de assédio e discriminatórias no ambiente de trabalho, a campanha #Respeite Todo Mundo foi lançada na última sexta-feira, 28 de julho, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), com a presença de mais de 500 trabalhadores, além de dirigentes sindicais, autoridades e do secretário de Relações do Trabalho em nome do Governo Federal.

A iniciativa é da Femaco (Federação dos Trabalhadores em serviços de Asseio e Conservação Ambiental, Urbana e Áreas Verdes do Estado de São Paulo), que conta com 27 entidades filiadas e representa mais de 280 mil profissionais em todo o Estado de São Paulo.

“O objetivo de centralizar as denúncias é termos um número mais preciso sobre os casos de assédio e discriminação na categoria. Precisamos ter um levantamento mais próximo possível dos casos, e é claro, ajudar quem precisa. Os temas são antigos, os problemas são antigos, mas é preciso tocar nessas feridas. Estamos falando de questões que ultrapassam pautas trabalhistas, mas tratam-se de pautas sociais. Estamos falando de cidadãos! É isso que precisamos discutir agora”, afirmou o presidente da federação, Roberto Santiago, durante o evento.

A campanha compreende, além de um canal de denúncia, um Guia Prático para distribuição à população com orientações objetivas e peças de divulgação das mensagens que versam sobre falas e ações consideradas racistas, misóginas ou LGBYQIA+fóbicas, assédio moral e sexual etc. Ambos podem ser acessados pelos links disponibilizados neste parágrafo.

As práticas de assédio e discriminação vêm sendo combatidas pelo Ministério do Trabalho e outras instâncias com mais vigor na última década. De março deste ano até julho, somente na cidade de São Paulo foram registradas 188 denúncias de assédio em ambiente de trabalho.

Fonte: Comunicação Alesp e Femaco ( www.femaco.com.br )