O Comando de Aviação da Polícia Militar “João Negrão” completou 40 anos neste 15 de agosto. A unidade é responsável por atividades de policiamento, de bombeiros e de defesa civil em todo o território paulista, além de prestar apoio em emergências policiais e de resgate. Os profissionais que compõem o CAvPM dedicam as suas vidas à proteção e à segurança dos paulistas em uma frota de 29 helicópteros e cinco aviões.
Hoje sob comando do Coronel PM Ronaldo Barreto de Oliveira, além da sede na capital, a unidade possui 10 Bases de Aviação que atendem o interior paulista, presentes nas áreas correspondentes de cada Comando de Policiamento do Interior. Foi em 2018 que passou a ser denominado Comando de Aviação da Polícia Militar pela importância e grandeza alcançada dentro da corporação e, atualmente, é a maior Unidade Aérea Pública (no ramo da Aviação de Segurança Pública e de Defesa Civil) do Brasil, realizando voos diariamente em defesa da sociedade.
Entre as atividades desempenhadas pelo CAvPM, destacam-se: operações e apoios policiais, operações aeromédicas, bombeiro e defesa civil, policiamento de Choque, policiamento de trânsito urbano e rodoviário, policiamento Ambiental, transporte de órgãos humanos, missões com aviões e o programa Dronepol.
Em abril deste ano, o CAvPM concedeu a Tenente PM Larissa Fidelis Aguiar o cargo de primeira mulher piloto de avião da da PMESP, intensivo treinamento e conquista das habilitações necessárias para a
categoria. As mulheres, aliás, têm demonstrado muitas performances de sucesso no CAvPM, onde recentemente a Capitão PM Mayara tornou-se a primeira mulher a ser comandante de helicóptero; a Cap PM Lara, a primeira mulher a ingressar como piloto; e a Cap PM Natália, a primeira mulher a pilotar um helicóptero biturbina.
Dentre as operações de destaque do CAvPM em 2024, não poderíamos deixar de citar os trabalhos realizados por suas equipes durante a Operação Humanitária no estado do Rio Grande Sul, em razão das enchentes que transformaram cidadãos brasileiros em vítimas de uma tragédia sem precedentes na região. O Águia 33 e o 24 retornaram para casa há três semanas, fazendo jus ao lema “Voar para servir. Ninguém fica para trás”.
A Família ADEPOM e seu presidente, Cel PM Nogueira, parabenizam ao time de bravos guerreiros e socorristas do CAvPM, desejando a todos novas vitórias e conquistas no dia a dia de dedicação à defesa e proteção da população.
Fonte e imagens: Comunicação Social SSP