O Ministério da Justiça e Segurança Pública acaba de lançar o curso “Inglês Instrumental” na plataforma de Ensino a Distância da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Rede EaD-Segen), do qual podem participar os profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) do Brasil.
Oferecido em quatro módulos e com carga horária de 30 horas/aula, o novo curso aborda os temas: introdução pessoal; descrições físicas e emocionais e ações que estão acontecendo; planos e pedidos; e possibilidades e capacidades.
Segundo informe do Ministério, os participantes serão capazes, ao término do curso, de iniciar um diálogo em língua inglesa, utilizar expressões com polidez e compreender o tópico central de texto; descrever pessoas, animais e objetos, física e emocionalmente; reconhecer e compreender pronomes pessoais e possessivos; reconhecer alguns vocábulos específicos sobre armas e afins; elaborar pedidos e perguntas específicas sobre quantidade; pedir permissão para proceder alguma ação, pedir e dar conselhos; e reconhecer e empregar tempos verbais.
Os interessados em participar do curso devem se cadastrar na plataforma do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). Após a validação dos dados do profissional, o Módulo EaD-Segen é adicionado aos sistemas e fica disponível para acesso. Para quem tem cadastro no Sinesp, basta entrar no portal com login e senha, acessando a Rede EaD-Segen.
De acordo com o Artigo 9º da Lei 13.675/2018, são integrantes operacionais do Susp:
- Polícia Rodoviária Federal;
- Polícia Federal;
- Polícias Civis;
- Polícias Militares;
- Corpos de Bombeiros Militares;
- Guardas Municipais;
- Órgãos do Sistema Penitenciário;
- Institutos Oficiais de Criminalística, Medicina Legal e Identificação;
- Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp);
- Secretarias Estaduais de Segurança Pública ou congêneres;
- Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec);
- Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas (Senad);
- Agentes de Trânsito;
- Guarda Portuária