Dia Mundial do Coração: prevenção é essencial para a saúde cardiovascular

postado em: avisos entre outros! | 0

Doenças cardiovasculares são responsáveis por quase metade de todas as mortes por doenças não transmissíveis no mundo. Por isso, foi criado o Dia Mundial do Coração, celebrado todo 29 de setembro desde 2000, pela World Heart Federation (Confederação Mundial do Coração), que tem o compromisso de estimular a conscientização da população sobre a importância de cuidar da saúde do coração.

Este ano, a WHF aproveita a data para promover a campanha “Use o coração para cada coração”, que, além de chamar a atenção para os cuidados com a saúde, incentiva reflexões sobre o “uso” do coração em benefício da humanidade, da natureza e de si mesmo.

Metaforicamente, usar o coração significa pensar e agir levando em consideração também os princípios solidários, em associação com a razão que faculta a atitude ética de acordo com as leis vigentes em cada comunidade.

Cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma doença cardiovascular no nosso país, onde 400 mil mortes ocorrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todos os óbitos no Brasil. “A prática de atividades físicas regulares e a redução do estresse, associadas ao controle do colesterol elevado e a uma alimentação saudável, tendem a reduzir em 80% esses óbitos”, esclarecem os especialistas do Ministério da Saúde.

Em razão da urgência médica geralmente requerida no atendimento de vítimas das doenças cardiovasculares, o helicóptero Águia da PMESP é extremamente admirado em suas ações coordenadas com equipes médicas no salvamento de vidas, inclusive viabilizando o transporte de órgãos para serem transplantados em pacientes que aguardam em filas de espera.

Fontes: Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e World Heart Federation
Imagem: Comunicação Social CAv/PMESP