Na manhã do dia 30/01, na sede da Associação dos Cabos e Soldados (ACS), a CERPM (Coordenadoria das Entidades Representativas dos Policiais Militares) reuniu-se para eleger a nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Coordenadoria para o próximo biênio.
Por maioria de votos, foi eleita a seguinte diretoria para o biênio 2018/2019 da CERPM:
Presidente executivo: Coronel ROBERTO ALLEGRETTI, presidente da AFAM – Associação de Fundo de Auxílio Mútuo dos Policiais Militares
Vice-presidente: Subtenente MARCO ANTONIO ZANCA, presidente da ASSPM – Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Presidente do Conselho Fiscal: Coronel ANTONIO CHIARI, presidente da AOPM – Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo
De acordo com o agora ex-presidente da CERPM Cabo Wilson Morais, desde quando assumiu o posto em fevereiro de 2016, um dos grandes destaques dessa coordenadoria foi convencer o governador Geraldo Alckmin a se reunir com as entidades representativas da Polícia Militar e ouvir todas as suas reivindicações, entre elas questões salariais. Alckmin não recebia nenhum representante há cinco anos, só voltou a conversar com as entidades em 16/02/2017 para tratar de benefícios aos policiais militares.
Durante a primeira reunião com a CERPM, foi apresentado ao governador um extenso relato que mostrava a realidade dos PMs, onde 100% estão endividados com os bancos (consignados), além disso, muitos policiais morrem nas ruas ao fazer bicos para complementar a renda familiar, a procura por cestas básicas nas entidades aumentaram e, mesmo sendo considerada a melhor polícia do país com índices de combate à criminalidade consideráveis, a PM de São Paulo possui um dos piores salários da categoria no Brasil.
“Infelizmente, a PM não teve o devido reconhecimento por parte do governo e não houve nenhuma tentativa de solução imediata do problema da questão salarial da categoria“, lembrou Cabo Wilson.
Sobre a CERPM
Criada em 2013, teve como seu primeiro presidente o sargento Ângelo Criscuolo, então presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos (ASSPM).
Mas, no dia 17 de junho de 2016, devido ao falecimento do Sgt. Ângelo, a presidência da Coordenadoria passou então ao vice-presidente Cabo Wilson Morais, também presidente da Associação dos Cabos e Soldados (ACS).
Atualmente, integram a CERPM 16 entidades:
ACSPMESP – Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo
ADEPOM – Associação de Defesa dos Policiais Militares do Estado de São Paulo
AFAM – Associação Fundo de Auxílio Mútuo dos Policiais Militares
AOMESP – Associação dos Oficiais Militares da Polícia Militar do Estado de São Paulo
AOPM – Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo
AOS – Associação de Oficiais de Saúde
APEMESP – Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo
APMDFESP – Associação dos Policiais Militares Deficientes Físicos do Estado de São Paulo
ASMPMESP – Associação de Socorros Mútuos dos Policiais Militares do Estado de São Paulo
ASPOMIL – Associação de Assistência Social dos Policiais Militares do Estado de São Paulo
ASSPM – Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo
CAMPEC – Associação de Carteira de Auxílio Mútuo e Pecúlio por Falecimento
Defenda PM – Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo em Defesa da Polícia Militar
MÚTUA – Associação de Auxílio Mútuo dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo
PAULISERV – Associação Paulista dos Servidores do Estado e dos Municípios de São Paulo
UPPMESP – União das Pensionistas de Policiais Militares do Estado de São Paulo