A Escola Superior de Bombeiros Cel PM Paulo Marques Pereira, unidade de formação e especialização de Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, localizada no município de Franco da Rocha, completa 59 anos de existência neste sábado, 18 de fevereiro.
Maior escola de bombeiros da América Latina, a ESB organiza anualmente mais de 20 cursos de especialização e formação para a área de bombeiro. Por ter reconhecimento nacional e internacional, constantemente recebe alunos de outros estados da nação bem como das forças armadas. Também costuma receber visitas de caráter técnico de bombeiros de outras nações com a finalidade de intercâmbio.
A história da ESB, berço da formação dos bombeiros paulistas, teve início em 1964, com a implementação da Companhia Escola nas atuais dependências do 1º Grupamento de Bombeiros – Posto Cambuci. Em 1967 foi criado o CIAd (Centro de Instrução e Adestramento) na Invernada do Barro Branco, que passou a organizar todos os cursos de formação de bombeiros da então Força Pública do Estado de São Paulo (atual Polícia Militar do Estado de São Paulo) e alguns cursos de especialização. Em 1986, o CIAd entregou suas atribuições diretamente ao CCB (Comando do Corpo de Bombeiros), sediado na praça da Sé, onde permaneceu a escola até o ano de 1999, quando foi finalizada a construção do CEIB (Centro de Ensino e Instrução), sediado em Franco da Rocha. Em 1998 houve a formação da 1ª Escola de Bombeiros, onde hoje é ESB, denominada CEIB até 2009.
A Escola Superior de Bombeiros adota também o nome do Cel PM Paulo Marques Pereira em homenagem a um dos oficiais que mais contribuíram para a área de treinamento e instrução do Corpo de Bombeiros da PMESP.
O presidente e fundador da ADEPOM, Cel PM Nogueira, e toda nossa equipe parabenizam a ESB por mais um aniversário, desejando que sua história de glória ganhe cada vez mais capítulos de êxito e realizações em prol da proteção e da segurança da sociedade, sempre formando guerreiros dedicados ao salvamento de vidas.