Com base em imagens aéreas, análises de mapas e georreferenciamento, a SSP informa que cerca de 140 mil pessoas participaram das manifestações realizadas na Avenida Paulista (125 mil pessoas), no Vale do Anhangabaú (15 mil pessoas) e áreas adjacentes da cidade de São Paulo, neste 7 de setembro.
O esquema especial de policiamento organizado para manter a segurança de todos consumiu mais de R$ 1,75 milhão de investimentos feitos pelo estado de São Paulo, abrangendo a atuação, somente na capital, de 4 mil PMs em patrulhamento e garantia do direito de ir e vir dos cidadãos; 1.400 viaturas; seis caminhões blindados; três veículos lançadores de água; 20 cães; 100 cavalos; e seis drones.
Participaram da operação, no município de São Paulo, equipes dos CPC, do CPTran, do CPChq e do Corpo de Bombeiros (CCB), além do CavPM com apoio de três helicópteros Águia.
Em todo o estado, mais de 27 mil PMs foram escalados para proteger a população.
O trabalho foi monitorado pelo sistema Olho de Águia, por meio de câmeras fixas, móveis, motolink e Sistema Olho Vivo, com acompanhamento diretamente da sala de Comando e Controle instalada no Copom. As delegacias territoriais também foram reforçadas para atender a população.
Não foram registradas ocorrências de grande vulto. Dentre as efetivadas, a SSP destaca a prisão de dois criminosos responsáveis pelo furto de celulares na região da Paulista (10 aparelhos foram recuperados); o encaminhamento de uma pessoa ao 2º DP por porte de arma branca; e o encaminhamento de uma pessoa por porte de sinalizadores e fogos de artifício proibidos. Uma pessoa ficou ferida após a queda de um drone ilegal na Avenida Paulista e registrou ocorrência no 78º DP. Na Rua Líbero Badaró, uma pessoa foi flagrada com petrechos para a confecção de coquetel molotov e encaminhada ao 8º DP.