Faleceu na tarde de ontem, 15 de julho, em São Paulo, no Hospital Cruz Azul, o Cel PM Elizeu Eclair Teixeira Borges, Comandante-Geral da PMESP no período de 28 de dezembro de 2004 a 1º de janeiro de 2007. Aos 66 anos de idade, o Cel PM Eclair lutava contra um câncer. Casado com Maria José Gomes Ribeiro Teixeira Borges, ele deixa três filhas.
O legado do Cel PM Eclair é de grandeza, tendo a PMESP passado por processos de modernização de normas e doutrinas sob seu comando, as quais vigoram até os dias atuais. Um dos seus grandes desafios foi o enfrentamento, em 2006, dos ataques às Forças de Segurança pelo crime organizado, batalha que venceu com honra e glória.
O seu ingresso na Academia de Polícia Militar do Barro Branco foi em maio de 1973, no 1º ano do Curso de Formação de Oficiais. Declarado Aspirante à Oficial em 1975, começou a servir no 13º BPM/M. Serviu também no Corpo de Bombeiros, CPTran, CPA/M-10, CPI-4 (Bauru) e na Casa Militar. Atuou na gestão ambiental das Cotas da Serra do Mar, pelo Governo Estadual, até sua passagem para a reserva e também foi presidente da EMDURB – Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru.
O Cel Nogueira, presidente da ADEPOM, e nossa equipe de colaboradores manifestam suas condolências aos familiares do Cel PM Eclair e a todo instituição da PMESP por esta perda inestimável. Conforto, coragem e muita paz a todos neste momento de despedida.