O 43º BPM/M comemorou seu aniversário, neste 30 de novembro, com uma solenidade prestigiada pelo secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, na qual também foram homenageados três PMs que se destacaram em suas funções por meio da entrega da Medalha Combatente da Força Pública e de Láureas de Mérito Pessoal.
Subordinado ao CPA/M-3, o 43º BPM/M foi criado em 30 de novembro de 2005 e sua primeira sede instalada, em caráter provisório, em 9 de janeiro de 2006, na Avenida Nova Cantareira, nº 607, no bairro Jardim São Paulo. Em 10 de abril do mesmo ano, a unidade passou a operar na Rua Capitão Alberto Mendes Júnior, nº 72, na Água Fria. Atualmente, o batalhão é composto por três Companhias, sendo uma delas de Força Tática, abrangendo bairros notórios da zona norte da capital, como o Jaçanã, Parque Edu Chaves, Mandaqui, Água Fria, Alto de Santana, Jardim França, Tremembé, Vila Albertina, entre outros, atendendo diuturnamente uma população flutuante de quase 500 mil pessoas.
Para as atividades de policiamento, a unidade conta com um efetivo de quase 440 homens e mulheres, com apoio de uma frota aproximada de 30 viaturas, chefiados pelo Ten Cel Gentil Epaminondas de Carvalho Júnior. Como resultado desse trabalho, de janeiro a outubro deste ano, 353 pessoas foram detidas, 29 quilos de drogas apreendidos e 13 armas de fogo ilegais retiradas das ruas.
“Me sinto honrado de ocupar a posição de comandante deste batalhão. Quero reafirmar, em meu nome e em nome dos meus policias, nosso compromisso em proteger a sociedade mesmo com o sacrifício da nossa vida. Agradeço a cada policial militar desta unidade por todo trabalho realizado em mais de 16 anos de existência”, declara, em comunicado da SSP, o Ten Cel Gentil Epaminondas de Carvalho Júnior.
Desde 2009, o 43º BPM/M leva o nome do “Soldado PM Ailton Tadeu Lamas”, que morreu em 7 de novembro de 2008, após ser baleado durante a tentativa de prisão a criminosos que haviam praticado roubo a uma agência bancária, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
As fotos deste post são de Nathalia Pagliarini (SSP).