Na madrugada desta segunda-feira, 4 de dezembro, uma equipe do 26º BPM/M, ao fazer o patrulhamento de rotina em Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo, foi surpreendida pelo pedido de socorro de um casal com um bebê de apenas dois meses, engasgado com leite materno.
“Quando vi o pai parando o carro e a mãe com o bebê no colo, pensei: ‘temos que socorrê-lo o mais rápido possível’. Como estávamos próximos ao hospital, pedi para me seguirem’, narra o Sargento PM Lamartine, membro da equipe que, no mesmo instante, abriu caminho no trânsito e chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
“Na frente do hospital, peguei o bebê e comecei a fazer a manobra Heimlich correndo na direção do pronto-socorro”, relembra o Sgt Lamartine.
Para realizar o movimento e salvar o pequeno Vinicius, o PM colocou uma mão na parte da frente do tórax, em formato de concha, enquanto pressionou com a outra a região das costas para desobstruir as vias aéreas. Após o procedimento, o bebê voltou a respirar.
“Foi a primeira vez que realizei a manobra e, com certeza, foi o choro mais incrível que já ouvi. Senti um alívio gigantesco ao ver o pequeno voltar à vida’, declara o PM herói. O pequeno, após ter sido desengasgado, ficou em observação na unidade hospitalar.
Fonte e imagem: Assessoria de Imprensa e Comunicação da PMESP