Major da PMESP é convocado para atuar como árbitro de Taekwondo em Paris

postado em: avisos entre outros! | 0

O Major PM Marcelo Vinícius Rezende, que atua no CPA/M-4, na Vila Esperança, zona leste de São Paulo, foi convocado pela Federação Mundial de Taekwondo para ser árbitro nos Jogos Olímpicos de Paris. Ele integra a corporação há mais de 30 anos e declarou, em boletim da SSP, que é apaixonado pelo esporte. Ele participou de três processos seletivos para ser árbitro nas Olimpíadas, começando pela de Londres (2012), Rio de Janeiro (2016) e Tokyo (2020.

“A federação seleciona 270 árbitros entre os quase 4 mil que existem no mundo. Depois, são feitos processos seletivos em diferentes continentes. Participei na região pan-americana entre os 60 melhores do continente”, esclareceu.

O Maj PM Vinícius viaja para Paris no próximo sábado, 3 de agosto, e deve retornar no dia 14. Segundo ele, participar dos Jogos Olímpicos em Paris é especial porque a Polícia Militar do Estado de São Paulo tem forte influência francesa, devido a uma missão conjunta no início do século passado, com o intuito de reorganizar e modernizar o trabalho militar. A missão também resultou na criação da Escola de Educação Física da PM, pioneira no Brasil.

A história do major com o taekwondo começou quando ele ainda tinha 9 anos. O pai, Francisco Rezende, era quem mais o incentivava. Depois de tantos títulos conquistados com a arte marcial, o policial passou a ensinar crianças e adolescentes gratuitamente.

O Maj PM Vinícius ingressou na PM sendo árbitro nacional e faixa preta. O taekwondo começou no Brasil em 1970, dentro dos quartéis da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), em São Paulo.

“A defesa pessoal é extremamente importante para o serviço do policial, além de contribuir para disciplina e autocontrole”, destacou O tema do mestrado do agora árbitro das Olimpíadas em Paris foi defesa pessoal. Por meio do taekwondo, ele já treinou polícias da China, Coreia, Malásia e Filipinas.

Fonte e imagem: Comunicação SSP (reportagem de Isabelle Amaral)