Pessoas acima de 60 anos já podem receber a vacina bivalente contra a Covid

postado em: avisos entre outros! | 0
Todas as pessoas acima de 60 anos já podem receber a vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19 no estado de São Paulo. A vacinação para esse grupo teve início ontem, 6 de março. Além das faixas etárias de 60 e 70 anos, são elegíveis nesta etapa da vacinação os residentes em Instituições de Longa Permanência, funcionários destes estabelecimentos, além de pessoas com imunossupressão e indígenas com mais de 12 anos.
 
Serão vacinadas as pessoas desses grupos que completaram o esquema básico ou que já receberam uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da dose mais recente recebida.
 
Caso existam doses remanescentes da vacina Pfizer bivalente próximo ao fim das atividades diárias nas unidades, gestantes e puérperas poderão tomar o imunizante, desde que sejam moradoras da região da UBS. Para inscrição prévia, é necessário apresentar comprovante de endereço.
Com as demais vacinas, o esquema vacinal básico está disponível atualmente para todas as faixas etárias a partir dos 6 meses de idade, enquanto a primeira dose de reforço (1ª DR) é aplicada a partir dos três anos e a segunda dose de reforço (2ªDR) em toda a população acima de 18 anos de idade, sempre respeitados quatro meses de intervalo. Também a partir dos 18 anos está disponível a terceira dose de reforço (3ª DR) para pessoas imunossuprimidas.
 
Na cidade de São Paulo, a vacinação acontece de segunda a sábado nas unidades de saúde da rede municipal (Unidades Básicas de Saúde e Megapostos).
 
O que são as vacinas bivalentes? São imunizantes elaborados para oferecer uma proteção extra contra a Ômicron e suas subvariantes.
 
Desde o início da pandemia, o Coronavírus vem sofrendo mutações (a Ômicron, diferente do vírus original, é dominante do momento em todo o mundo). As primeiras vacinas usadas no combate à pandemia, também chamadas de “monovalentes”, fornecem menos proteção frente à variante dominante.
 
A Anvisa aprovou o imunizante bivalente para a população a partir de 12 anos de idade, indicadas como dose de reforço e devem ser aplicadas a partir de três meses após a série primária de vacina ou reforço anterior. Receberá o reforço com a bivalente quem já tiver concluído o esquema vacinal de duas doses com a vacina monovalente.
 
O imunizante bivalente da Pfizer começou a ser usado no Brasil em 27 de fevereiro.
 
O Governo do Estado de São Paulo também decretou, no último sábado, 4 de março, com publicação no Diário Oficial, que deixa de ser obrigatório o uso de máscaras faciais no transporte público em todo o território paulista.
 
Fonte: Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo e Secom da Prefeitura da Cidade de São Paulo