A Polícia Militar Ambiental multou um fazendeiro, no último sábado, 6 de novembro, no município de Brotas (interior de São Paulo), por manter búfalos-asiáticos confinados e com sinais de maus-tratos.
Sob atendimento de denúncia, uma equipe do 5º Batalhão de Polícia Militar Ambiental compareceu à Fazendo São Água Sumida. Ao fiscalizar a propriedade, os PMs constataram que 335 vacas do gênero Bubalus (Búfalo-asiático) e 332 Bezerros do gênero Bubalus (Búfalo-asiático) estavam confinados em um local pequeno e inadequado, sem alimentação, sem água, em local desprovido de vegetação, debilitados, com ferimentos e sem atendimento médico veterinário, portanto, abandonados à própria sorte.
Também foi detectada a presença de carcaças de animais que morreram recentemente, assim como o a existência de uma vala na qual estavam sendo depositados outros 22 espécimes que foram a óbito.
Foram elaborados dois Autos de Infração Ambiental, com sanção de multa simples valorado em R$ 2.133.000,00, esse já agravado pelo resultado morte, por “Ato de Maus Tratos em Animais”, com base no Artigo 29 da Resolução SIMA 005/21, in tese infringindo o Artigo 32 da Lei Federal 9.605/98.
O responsável foi orientado sobre a Legislação Ambiental Vigente e os procedimentos a serem adotados.