A Secretaria de Segurança Pública e integrantes do comando da PMESP reuniram-se, neste 11 de novembro, com representantes de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal para compartilhar experiências com o uso de câmeras corporais instaladas nos uniformes do seu efetivo, as chamadas bodycams.
O objetivo do encontro, organizado na sede do Centro de Operações da PMESP (Copom), na capital paulista, foi a elaboração de propostas para normatização e expansão do uso da tecnologia em todo o País. Os estados de Rondônia e Santa Catarina também expuseram sua experiência com a utilização do equipamento.
A reunião propiciou ainda o conhecimento de outras tecnologias usadas pela PMESP, que juntamente com as câmeras corporais, têm contribuído positivamente com o trabalho policial, como os drones e as armas de incapacitação neuromuscular.
“Essa iniciativa mostra que nós, no Brasil, estamos trabalhando para ganhar maturidade no emprego dessa tecnologia, que contribui demais com a Segurança Pública, já que ela traz transparência às ações e oferece segurança para quem está dos dois lados da lente”, afirmou o coronel Robson Cabanas, um dos responsáveis pelo estudo a respeito do sistema, conforme divulgação da SSP.