A PMSP inicia neste 2 de setembro um período de 90 dias de avaliação de desempenho de viaturas elétricas. Três delas estão em operação na zona oeste da capital, sob planejamento do CPA/M-5, sendo usados em rondas escolares e no atendimento de chamadas pelo 190 na área do 23º BPM/M.
A escolha da região para o período de teste se deve ao fato da zona oeste concentrar, até o momento, o maior número de pontos de recarga de carros elétricos da cidade de São Paulo.
Segundo informa o boletim de divulgação da PMESP, o principal objetivo do projeto é aferir a operacionalidade dos veículos, considerando-se as características dessa tecnologia, como tempo de recarga das baterias, resposta na aceleração e sistemas de freios.
Simultaneamente, estão em avaliação algumas peculiaridades dos carros elétricos, como baixo ruído e possível economia em manutenção em virtude da inexistência de vários componentes mecânicos presentes nos modelos movidos à combustão.
Os PMs que estão utilizando as novas viaturas passaram por um curso de instrução nos dias 26 e 27 de agosto, na sede do CPA/M-5. Técnicos das fabricantes transmitiram a eles informações detalhadas sobre a tecnologia, normas de segurança e operação dos sistemas internos, além de características de dirigibilidade.
Até o momento, 90 PMs da ativa na capital paulista já experimentaram os novos equipamentos.
No vídeo abaixo, veja as primeiras imagens das viaturas elétricas em ação.