A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo está elaborando um protocolo de atendimento para enfrentamento do chamado “golpe do amor”. O objetivo é integrar o trabalho das policiais de todas as instâncias, facilitando e agilizando as trocas de informações, para impedir os sequestros que começam nos aplicativos de relacionamento.
O protocolo não está sendo divulgado em detalhas para preservar as estratégias de inteligência policial, mas já apresenta resultados em testes de seu projeto piloto, segundo a SSP: 50 sequestradores foram presos desde o início de 2023.
“Um dos pontos das tratativas com os bancos é a ativação da localização durante a transferência via Pix”, explica o comunicado, no qual o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, esclarece que 70% dos sequestros que utilizam o Pix como método de extorsão começam com os aplicativos de relacionamento.
“Estamos diante de uma modalidade criminosa nova. Isso está no radar e é prioridade. Por isso, fizemos várias tratativas com instituições bancárias, das quais derivou nosso novo protocolo”, afirma Derrite.
Fonte: Portal do Governo de SP