O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, participou da reunião da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, realizada nesta quarta-feira, 6 de março, na Alesp, oportunidade na qual prestou esclarecimentos sobre taxas de criminalidade, letalidade policial e outros temas.
Segundo boletim à imprensa da Alesp, o secretário afirmou que o atual Governo registrou a maior redução de homicídios da história do estado. Ele apresentou gráficos comprovando reduções de furtos e roubos em bairros da capital e cidades da Baixada Santista.
Durante a reunião, o deputado Eduardo Suplicy (PT) questionou o posicionamento do Governo do Estado em relação ao uso de câmeras corporais e obteve a seguinte explanação do secretário Derrite:
“Nós mantivemos o programa. O que nós fizemos de inovador foi, em detrimento da câmera corporal, colocamos tornozeleira no criminoso.” Ele acrescentou ainda que o programa de monitoramento por câmeras acaba por inibir a ação dos agentes, informando que, em breve, mais mil tornozeleiras eletrônicas serão entregues pelo Governo do Estado para o monitoramento de agressores de mulheres.
Em cumprimento ao artigo 52 da Constituição Estadual, secretários de Estado, semestralmente, devem comparecer à Alesp, perante a Comissão Permanente de sua área, para prestação de contas do andamento da gestão, bem como para demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Pasta.
Fonte: Comunicação Alesp
Foto: Marco A. Cardelino (Comunicação Alesp)