Setembro Amarelo: cuide-se bem, e cuide daqueles que estão à sua volta

postado em: avisos entre outros! | 0

Setembro Amarelo é um movimento de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Idealizada ainda no final de 2014 por diversas entidades, entre elas o CVV (Centro de Valorização da Vida), a campanha teve sua primeira edição em 2015. A cor “amarela” é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Ao longo desses anos, observa-se uma evolução na conscientização da sociedade como um todo em relação ao assunto, com quebra de tabus e a abertura para se conversar abertamente sobre suicídio em diferentes ambientes sociais, como dentro da família, nas empresas, imprensa e poder público. Todavia, é preciso sempre estar muito atento.

Qualquer pessoa (física ou jurídica) pode participar desta campanha. Mais do que simplesmente iluminar locais públicos ou chamar a atenção com ações de impacto, o CVV entende que o Setembro Amarelo deve ser uma oportunidade para se tratar do tema suicídio de forma ampla e consciente, por meio de palestras, debates, simpósios, publicações na imprensa e outras formas de criar um ambiente de conhecimento e esclarecimento. Basta querer para fazer parte desta mudança, promovendo diálogos sobre a prevenção do suicídio.

Segundo dados do 18º Anuário do Fórum de Segurança Pública, ao todo foram contabilizados 31 suicídios de PMs que estavam na ativa em 2023. Na maioria dos casos, pesquisadores identificaram a incidência do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (PTSD) entre agentes de segurança.

Uma série de medidas são propostas pela SSP e outras áreas do Governo para que as corporações busquem eliminar (ou reduzir) esses índices. Dentre elas, é estimulada a tomada de consciência por parte de gestores e comandantes para que estejam sempre próximos aos seus subordinados para que possam identificar sinais de estresse crônico relacionado ao ambiente de trabalho.

Uma das bandeiras da ADEPOM é justamente a preocupação com o bem-estar integral dos seus
associados, sendo eles PMs da ativa ou da reserva. No cumprimento desta missão, além de defendermos os seus interesses no campo jurídico, especialmente pela valorização do trabalho policial por meio de uma remuneração digna, também mantemos a Clínica Multidisciplinar com serviços prestados gratuitamente aos associados e seus dependentes, dentre eles, atendimentos com psicólogos.

Fonte: CVV (Ligue 188)