A partir da próxima segunda-feira, 12 de julho, os postos de vacinação de todo o estado de São Paulo estão autorizados, pela Secretaria da Saúde, a vacinar cidadãos contra a gripe Influenza de todas as faixas etárias. A campanha dos grupos prioritários termina nesta sexta-feira, 9 de julho, permitindo que as doses remanescentes sejam aplicadas na população em geral.
Seguindo a legislação, devem ser priorizados nas salas vacinais os idosos com mais de 80 anos e há triagem diferenciada e orientações para quem apresentar sintomas respiratórios.
O Instituto Butantan disponibilizou ao Brasil 80 milhões de doses para a campanha nacional, com produção integral do imunizante e sem necessidade de importação de matéria-prima. O imunizante deste ano é constituído por três cepas de Influenza: A/Victoria/2570/2018 (H1N1)pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).
Em 2020, o Estado de São Paulo registrou 809 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) atribuíveis ao vírus Influenza e 119 óbitos.
Quem está nos grupos da campanha de gripe e também estiver entre os públicos da vacinação contra COVID-19 deve respeitar um intervalo de 14 dias para receber doses destinadas a prevenção contra estas doenças. A aplicação da vacina contra a gripe deve ocorrer em sala distinta da reservada para imunização contra COVID-19.